Quem Somos

A primeira fase da medicina desportiva, iniciada nos anos cinquenta,dedicava-se fundamentalmente à saúde do escolar; a segunda, nos anos setenta, passou a analisar o desempenho do indivíduo e é quando a instrumentalização dos profissionais da área se torna necessária.

No Brasil, dois tipos de equipamentos são então disponibilizados: aparelhos ergométricos e antropométricos. A importância deste fato se reflete nos congressos de 1985 à 1995 envolvendo atividades físicas; cerca de um terço dos temas livres apresentados nas áreas biológicas, baseavam-se no uso destes aparelhos.

Praticamente a totalidade destes instrumentos foram fabricados pela CESCORF Equipamentos, oficialmente fundada em 13 de janeiro de 1982, em Porto Alegre.

Em 1987 e 1992, criamos, respectivamente, os modelos de plicômetro “compacto” e “clínico” como forma de adaptação à demanda de aparelhos economicamente mais acessíveis.

Ultrapassamos a fabricação de 110.000 plicômetros/adipômetros e a disponibilização dos mesmos foi um dos fatores que levou o Brasil a tornar-se um dos países mais desenvolvidos em antropometria no cenário internacional.

O maior reconhecimento à qualidade de nossos equipamentos, aconteceu com a publicação pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry – ISAK, do International Standards for Anthropometric Assesment (2011); neste manual de procedimentos antropométricos, a metade dos aparelhos fotografados são da nossa fabricação.

Fabricamos equipamentos antropométricos de alta qualidade e acessíveis a todos os profissionais do mundo; nossa marca está presente na América Latina, Europa, África, Ásia e Oceânia, seguindo a nossa proposta: CESCORF – “antropometria para todos”